quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Turismo Rural, Associativismo e Receptividade


Fonte: www.faj.br

A experiência de profissionais renomados e bem sucedidos é sempre uma oportunidade para que os estudantes possam conhecer um pouco mais sobre as dificuldades encontradas na trajetória daqueles que podem ser uma referência na área escolhida para a profissão, principalmente para os futuros profissionais que estão na fase decisiva sobre a atuação no mercado de trabalho.

No dia 17 de junho, o professor da disciplina Turismo Rural e Ecoturismo, Eduardo Bettin, recebeu convidados que realizaram palestra aos alunos sobre as experiências, dificuldades e perspectivas da vida profissional e sobre o mercado no qual atuam. O convidado Paulo Cruz Martins Junqueira, proprietário da pousada Canto do Jatobá de Itatiba/SP, vice-presidente da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas e vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural de São Paulo - ABRATURR/SP, realizou palestra sobre o tema “Turismo Rural e Associativismo”. O convidado Eduardo Spinolla, proprietário da Montain Adventure do município de Socorro/SP, realizou a palestra sobre “Receptivo e mercado turístico em áreas naturais no Circuito das Águas Paulista”.

Viviane Westin (MTb 24966)

Alunos Vivenciam Aula Prática no Circuito das Águas Paulista

Fonte: www.faj.br

Mais uma vez foi notório o envolvimento dos alunos do curso de Turismo da FAJ 
que
 vivenciaram a teoria ensinada em sala de aula durante uma visita técnica. Dessa vez o foco de estudo se deu no Circuito das Águas Paulista, nos dias 31 de maio e 01 de junho.

O Consórcio Intermunicipal do Pólo Turístico do Circuito das Águas Paulista foi formado com o objetivo de divulgar os atrativos turísticos, despertar o interesse de visitantes e colaborar para o desenvolvimento econômico e social de Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

A atividade proporcionou aos alunos analisarem aspectos típicos locais, como: religião, costumes, história, culinária, hospitalidade e políticas públicas, que se dividiram entre duas fundamentais disciplinas do curso - Teoria Geral do Turismo e Turismo Rural e Ecoturismo.

Aprofundar os conhecimentos a respeito dos equipamentos e espaços turísticos, seus lugares de memória, o produto enquanto relação de turismo e a construção da identidade local, o resgate cultural, a reflexão do uso/adaptação do patrimônio como composição da oferta de atrativos turísticos da localidade, foram objetos de pesquisa dos alunos para a disciplina de Teoria Geral do Turismo, ministrada pela Profa. Lidiane Farchi.

Para um completo estudo referente ao conhecimento rural, os alunos visitaram duas grandes propriedades em Serra Negra - Sítio Chapadão e Sítio Rio das Pedras. A observância nessas propriedades ficou sob responsabilidade do prof. Eduardo Bettin, que ao longo da visita solicitou aos alunos um olhar crítico sobre os pontos negativos e positivos dos locais, para um posterior relatório de identificação de oportunidades no meio rural.

A importância da visita técnica se tornou evidente pelo empenho dos alunos no processo de elaboração dos relatórios e apresentação dos trabalhos que acontecerão nos dias 10 e 12 de junho.

Contribuição: Profa. Lidiane Farchi

Viviane Westin (MTb 24966)

Curso de Turismo Rural entrega certificados


Fonte: www.tatui.sp.gov.br

Concluintes do curso de Turismo Rural, promovido pelo Departamento de Turismo da Prefeitura de Tatuí em parceria com o Sindicato Rural Patronal do município, receberam certificados na terça(05) à noite, na Lona Cultural Theatrão, durante a reunião mensal do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Além dos 17 alunos do curso, estiveram na cerimônia o diretor do Departamento de Turismo, Jorge Rizek, o presidente do Sindicato Rural Patronal, Saladino Simões de Almeida, o turismólogo que ministrou as aulas, Eduardo Bettin, membros do Comtur e agentes de turismo. 
O curso teve duração de 04 de julho a 02 de agosto, com aulas às sextas à noite e aos sábados durante o dia, no Sindicato Rural Patronal, com 5 visitas técnicas em propriedades rurais. Entre outros assuntos, as aulas abordaram: introdução ao turismo no meio rural, capacitação para planejamento turístico, administração, supervisão e oportunidades de negócios. Além dos certificados, os concluintes receberam cestas com produtos típicos de Tatuí.

Participaram do curso: pessoas com interesse em turismo rural e proprietários rurais que buscam a expansão desse setor. Através de parcerias, após essa iniciativa, o Departamento de Turismo pretende realizar outras ações semelhantes. 

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Turismo Rural - Novos Pontos de Venda Cooperados no Estado de SP




Com a introdução do Programa de Turismo Rural oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR/SP, em diversos municípios no Estado de São Paulo, a partir do mês de junho, novos pontos de venda cooperados de produtos de origem artesanal serão estruturados.


Atualmente a instituição conta com aproximadamente 50 profissionais qualificados para desenvolver os treinamentos. Sob minha responsabilidade, serão trabalhadas 04 propriedades nos seguintes municípios: Mogi Mirim, Santo Antonio de Posse, Natividade da Serra e Pilar do Sul.


O interessante é a grande diversidade de produtos a serem oferecidos e a realidade de cada propriedade a ser trabalhada.


Após a estruturação desses pontos de venda, os proprietários passarão por noções de hospedagem, alimentação, atividades turística em áreas produtivas e naturais, atendimento ao cliente e por fim, a realização de um festival gastronômico.

Maiores informações para a introdução do Programa de Turismo Rural, o contato é o Sindicato Rural Patronal de sua cidade.


Informações sobre o Programa de Turismo Rural: www.faespsenar.com.br



quarta-feira, 4 de junho de 2008

FAJ - Visita Técnica ao Circuitos das Águas Paulista






Dessa vez, nossa visita foi direcionada à uma região que se destaca por inúmeros motivos, entre eles, suas belezas naturais, venda de produtos de origem artesanal e muita atratividade turística.

O Circuito das Águas Paulista é uma região formada pelos municípios de Amparo, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Socorro, Lindóia , Águas de Lindóia, Jaguariúna e Pedreira.

Entre os dias 31 de maio e 01 de junho, os alunos tiveram contato com informações históricas, curiosidades e peculiaridades de cada município e acesso a alguns pontos turísticos envolvendo propriedades rurais, centros históricos, balneários, centros de compras e atividades em áreas naturais.

Estavam presentes:
  • Alunos do primeiro, terceiro e quinto semestre do curso de turismo;
  • Professores: Eduardo Bettin e Lidiane Farchi.

Agradecimentos especiais à nossa querida guia de turismo, Cris, que expôs todo seu talente e conhecimento técnico da região enriquecendo nosso passeio e ao nosso mais novo amigo Marcelo (motorista), que nos condiziu com toda segurança,tranquilidade e paciência.

Segue abaixo o link do vídeo no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=VFZS1NC_sbg

Demais informações sobre o Circuito das Águas Paulistas:

Visita Técnica a São Luis do Paraitinga





No ultimo dia 10 de maio, os alunos do curso de turismo da Faculdade de Jaguariúna realizaram uma visita técnica para o município de São Luis do Paraitinga/SP.

São Luiz do Paraitinga é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

Nessa pequena cidade localizada na região do Vale do Paraíba Paulista, com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, São Luis se destaca pela sua história e os eventos culturais.

Na ocasião, a visita foi realizada durante os festejos da Festa do Divino, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos urbanos da cidade, a organização do evento e por fim, prestigiar as apresentações culturais em celebração ao evento.


Segue abeixo o link para o vídeo referente à visita:


Maiores informações sobre o município:


quarta-feira, 16 de abril de 2008

ENCONTRO PAULISTA DE TURISMO RURAL

Acontecerá no próximo dia 16 de abril, das 9h às 16h no município de São Roque/SP, o Encontro Paulista de Turismo Rural.

Segue abaixo maiores informações:

Organização:
Roteiro do Vinho Divisão de Turismo de São Roque Associação Paulista de Turismo Rural – ABRATURR SP

Local:
Fazendinha Santa Adélia - Estrada do Pavão, sn / Roteiro do Vinho300 metros da Vinícola Góes (acesso no km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)/ + 10 km pela estrada do vinho.


Programação:
9H00 - Café da manhã rural na Fazendinha Santa Adélia - Doces caseiros
9H3012h30 - Encontro Paulista de Turismo Rural

Pauta:
9h309h45 - Início do Encontro Paulista de Turismo Rural – Apresentação do Mapeamento Estadual do TR da ABRATURR SP – Formas de Participação


9h45-10h00 - São Roque: um destino do Turismo Rural Paulista


10h00-10h45 - Crédito FEAP – Turismo Rural – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista


10h45-11h30 - Legislação de Turismo Rural / Lei de TURISMO RURAL - Apresentação de Proposituras e Propostas

11h30-12h30 - Participação de São Paulo na FEIRATUR – Feira Nacional de Turismo Rural 2008 (1- 3 de agosto de 2008 em Campo Grande ) - Encontro Paulista de Turismo Rural Sertãozinho / Regional São Roque e Região - Entrega das Diretrizes Paulistas do Turismo Rural - Outras Pautas apresentadas Associados ABRATURRSP

Oferecimento do Roteiro do Vinho e da Divisão de Turismo de São Roque
12h30-14h00 - Almoço no restaurante Vale do Vinho
14H30 - Visita a Vinícola Góes maior vinícola do Roteiro do Vinho de São Roque (Vinícola Góes - área de cultivo e produção)

Será necessária a confirmação de presença pelo e-mail: info@idestur.org.brwww.idestur.org.br

fonte: http://www.idestur.org.br/boletim.asp

terça-feira, 15 de abril de 2008

ALUNOS DA FAJ - VISITA TÉCNICA À BROTAS/SP



Durante os dias 15 e 16 de março deste ano, os alunos do terceiro e quinto semestre do curso de Turismo da Faculdade de Jaguariúna - FAJ estiveram no município de Brotas para realização de uma visita técnica.


Tratava-se de uma atividade interdisciplinar com o intuito de entender a realidade do município de Brotas para a atividade turística.


Estavam presentes os professores:


Eduardo Bettin - Turismo Rural e Ecoturismo;
Vinicius Bastelli - Planejamento Turístico;
Vera Santos - Meio Ambiente e Cartografia;
Vitor Pontes- Marketing;
Márcia Bortoletto - Coordenadora do Curso.


No local os alunos tiveram a oportunidades de conhecer a área central no município, participar de uma rodada de palestras com profissionais do setor do turismo e vivenciar atividades de aventura.


Proximas Visitas: Circuitos das Águas - maio - a confirmar / Propriedade Rural de Jaguariúna - maio - a confirmar.

ALUNOS DA FAJ - TRABALHO SOBRE SEGURANÇA

** Repassem a informação para a classe!!!

Pessoal, é o seguinte:

Segue abaixo algumas orientações para nosso trabalho a ser entregue na próxima semana (22/04).

Número de participantes em cada grupo : 04 no máximo.
Total de grupos: 07

07 alunos se responsabilizaram por montar os grupos. Para aqueles que faltaram na aula, também deverão ser inclusos.

Estratégia:

Após leitura e entendimento do texto, cada grupo deverá entregar na terça-feira um “paper” em material impresso adequado às normas da ABNT.
Juntamente com a entrega do “paper”, será realizado um “bate-papo” sobre cada “case” citado.
Apresentação do bate-papo: 05 a 10 min para cada grupo.

** Cada grupo recebeu um case diferente. Cada “case” oferece a seguinte estrutura:

1. O fato ocorrido;
2. Porque aconteceu;
3. Como poderia ser evitado;
4. Questão Judicial. (Alguns não possuem esse tópico);

Tanto para o “paper” como para o ”bate-papo”, os grupos deverão se basear nesses tópicos acima citados.

Ps. Lembrando que 4 x 7 = 28 e nossa classe possui 27 alunos. Então, nada de 5 pessoas no grupo. Ok????????

Abraços a todos e ótimo trabalho.

Prof. Eduardo

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Programa de Turismo Rural - SENAR/SP



Para Saber Mais:



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR/SP, oferece ao municípios o Programa de Turismo Rural - Agregando Valor à Propriedade.


O Programa Turismo Rural – Agregando Valor à Propriedade é constituído por uma série de cursos relacionados entre si, permitindo que as propriedades desenvolvam com segurança esta atividade econômica.


Tem como objetivo ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.


Vale ressaltar que toda a capacitaçao não tem custo algum para o participante.


Módulos do Programa:


1. Oportunidades de Empreendimentos;

2. Cultura e História;

3. Gestão de Empreendimentos;

4. Pontos de Venda;

5. Meios de Hospedagem;

6. Meios de Alimentaçao;

7. Atividades Turísticas em Áreas Naturais e Produtivas;

8. Atendendo e Encantando o Clente;

9. Resgate Gastronômico;

10. Consolidação do Programa.


* Módulos acima citados, disponíveis apenas para o Estado de São Paulo;

** Os módulos serão realizados entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano.


Maiores informações: Sindicato Rural de sua cidade.