quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Turismo Rural, Associativismo e Receptividade


Fonte: www.faj.br

A experiência de profissionais renomados e bem sucedidos é sempre uma oportunidade para que os estudantes possam conhecer um pouco mais sobre as dificuldades encontradas na trajetória daqueles que podem ser uma referência na área escolhida para a profissão, principalmente para os futuros profissionais que estão na fase decisiva sobre a atuação no mercado de trabalho.

No dia 17 de junho, o professor da disciplina Turismo Rural e Ecoturismo, Eduardo Bettin, recebeu convidados que realizaram palestra aos alunos sobre as experiências, dificuldades e perspectivas da vida profissional e sobre o mercado no qual atuam. O convidado Paulo Cruz Martins Junqueira, proprietário da pousada Canto do Jatobá de Itatiba/SP, vice-presidente da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas e vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural de São Paulo - ABRATURR/SP, realizou palestra sobre o tema “Turismo Rural e Associativismo”. O convidado Eduardo Spinolla, proprietário da Montain Adventure do município de Socorro/SP, realizou a palestra sobre “Receptivo e mercado turístico em áreas naturais no Circuito das Águas Paulista”.

Viviane Westin (MTb 24966)

Alunos Vivenciam Aula Prática no Circuito das Águas Paulista

Fonte: www.faj.br

Mais uma vez foi notório o envolvimento dos alunos do curso de Turismo da FAJ 
que
 vivenciaram a teoria ensinada em sala de aula durante uma visita técnica. Dessa vez o foco de estudo se deu no Circuito das Águas Paulista, nos dias 31 de maio e 01 de junho.

O Consórcio Intermunicipal do Pólo Turístico do Circuito das Águas Paulista foi formado com o objetivo de divulgar os atrativos turísticos, despertar o interesse de visitantes e colaborar para o desenvolvimento econômico e social de Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

A atividade proporcionou aos alunos analisarem aspectos típicos locais, como: religião, costumes, história, culinária, hospitalidade e políticas públicas, que se dividiram entre duas fundamentais disciplinas do curso - Teoria Geral do Turismo e Turismo Rural e Ecoturismo.

Aprofundar os conhecimentos a respeito dos equipamentos e espaços turísticos, seus lugares de memória, o produto enquanto relação de turismo e a construção da identidade local, o resgate cultural, a reflexão do uso/adaptação do patrimônio como composição da oferta de atrativos turísticos da localidade, foram objetos de pesquisa dos alunos para a disciplina de Teoria Geral do Turismo, ministrada pela Profa. Lidiane Farchi.

Para um completo estudo referente ao conhecimento rural, os alunos visitaram duas grandes propriedades em Serra Negra - Sítio Chapadão e Sítio Rio das Pedras. A observância nessas propriedades ficou sob responsabilidade do prof. Eduardo Bettin, que ao longo da visita solicitou aos alunos um olhar crítico sobre os pontos negativos e positivos dos locais, para um posterior relatório de identificação de oportunidades no meio rural.

A importância da visita técnica se tornou evidente pelo empenho dos alunos no processo de elaboração dos relatórios e apresentação dos trabalhos que acontecerão nos dias 10 e 12 de junho.

Contribuição: Profa. Lidiane Farchi

Viviane Westin (MTb 24966)

Curso de Turismo Rural entrega certificados


Fonte: www.tatui.sp.gov.br

Concluintes do curso de Turismo Rural, promovido pelo Departamento de Turismo da Prefeitura de Tatuí em parceria com o Sindicato Rural Patronal do município, receberam certificados na terça(05) à noite, na Lona Cultural Theatrão, durante a reunião mensal do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Além dos 17 alunos do curso, estiveram na cerimônia o diretor do Departamento de Turismo, Jorge Rizek, o presidente do Sindicato Rural Patronal, Saladino Simões de Almeida, o turismólogo que ministrou as aulas, Eduardo Bettin, membros do Comtur e agentes de turismo. 
O curso teve duração de 04 de julho a 02 de agosto, com aulas às sextas à noite e aos sábados durante o dia, no Sindicato Rural Patronal, com 5 visitas técnicas em propriedades rurais. Entre outros assuntos, as aulas abordaram: introdução ao turismo no meio rural, capacitação para planejamento turístico, administração, supervisão e oportunidades de negócios. Além dos certificados, os concluintes receberam cestas com produtos típicos de Tatuí.

Participaram do curso: pessoas com interesse em turismo rural e proprietários rurais que buscam a expansão desse setor. Através de parcerias, após essa iniciativa, o Departamento de Turismo pretende realizar outras ações semelhantes.