
Pois bem, entramos em 2009 e grande parte dos mais de 5.000 municípios existentes em terrirtório nacional elegeram seus novos administradores do setor público. Dentre as mais diversas Secretarias e Departamentos, me chama a atenção a preocupação que nossos Prefeitos possuem especificamente ao desenvolvimento do turismo.
Claro que eu não pretendo generalizar, pois disponibilizamos de grandes cases de excelentes trabalhos municipais e regionais gerenciados pelo poder público. Porém, dados apontam que a situação é um pouco frustante no momento da composição do "corpo técnico" de departamentos com menor visibilidade aos olhos da municipalidade, onde infelizmente enquadro a Secretaria/Diretoria de Turismo.
Em alguns casos, até encontramos grandes talentos capazes de inovar a realidade turística existente, porém, tornan-se amarrados em suas cadeiras por falta de planejamento econômico-financeiro instituido na dotação orçamentária disponibilizada.
Vale ressaltar que o departamento de turismo tem um papel muito importante para a municipalidade e vai além dos olhares restritos de grande parte de seus administradores. Cabe a cada localidade, em parceria com o setor privado e comunidade, criar uma política municipal de turismo e colocar em prática as atribuiçoes específicas de seu departamento. Basicamente, o papel das Prefeituras que agem em favor do desenvolvimento da atividade turística se resume em: política, articulação, planejamento e pesquisa; desenvolvimento de alguns atrativos; fixação de padrões para instalações e serviços turísticos; manutençao e consevação dos atrativos públicos; oferta de incentivos para atrair investimentos do setor privado; investimento em conjunto ou não do setor privado em projeto turísticos; ações de marketing público institucional e compromisso com o desenvolvimento turístico com base no planejamento e sustentabilidade.
Agora me pergunto: Quantas Prefeituras agem com esse intuito?
Se lembrarmos que ao introduzirmos o turismo responsável dentro de nossas cidades e/ou regiões, estaremos contribuindo para a geração de novos postos de trabalho, fortalecimento da economia e consequentemente, melhoria da qualidade de vida de nossos munícipes.
Vale considerar também que ao atrair novas empresas, maior será a arrecadação de tributos para a municipalidade, que se remete num maior orçamento público, que se tranforma em futuras melhorias em infra estrutura, atendendo tanto a comunidade que reside no local quanto aos turístas que satisfazem suas necessidades e motivações.
Por essas e outras, um pouco de responsabilidade, seriedade e atenção no momento de nomear nossos futuros representantes da administração municipal, podem trazer esperança àqueles que ainda acreditam numa cidade promissora, organizada e planejada, não é mesmo Excelentíssimos Senhores Prefeitos?