domingo, 13 de setembro de 2009

Informe-se, visite o site do Mtur!!


Uma recomendação que costumo fazer a todos meus alunos, seja em cursos de gradução, ou mesmo em qualquer treinamento específico sobre turismo, é o acompanhamento frequente das ações oferecidas pelo portal do Ministério do Turismo.

Porque acessar o Mtur?

Simples, todas as novidades em gestão da atividade no setor, encontramos em primeira mão nos mais variados links disponibilizados.

Pode se pesquisar informações sobre o Ministério e seus conselhos, programas e ações atuais, convênios realizados, legislação específica, editais e inúmeras notícias diárias, além de galeria de imagens, vídeos e campanhas atuais.

Uma dica é o link disponibilizado no "ministério/publicações" onde o leitor terá acesso aos planos nacionais do turismo 2007-2010; planos de marketing; cadernos e manuais de segmentação e educação à sociedade; módulo operacionais; relatórios e estudos de mercado; guia de sinalização; entre outros materiais que contribuem e muito para a disseminação do conhecimento.

Preparado para uma visita? Acesse: http://www.turismo.gov.br/

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Redes sociais na promoção do turismo


A tempos que me questiono o quanto é gasto com entretenimento em redes socias como orkut, myspace, facebook entre outros. Pessoas passam horas de seu precioso tempo, dedicadas às ferramentas que as citadas redes oferecem.

Eu, como um internauta curioso e aberto à inumeras novas idéias disponibilizadas na net, integro boa parte dessas redes. Neste ultimo mês, passei a ter maior dedicação ao conhecido e já explosivo Twitter - uma espécie microblog, onde, com apenas 140 caracteres voce deixa um recado "no ar" para seus seguidores.

O curioso é que com um pouco de criatividade nas "palavras-chave" durante a procura, você consegue encontrar de tudo, "o que" e "quem" lhe interessar.

Dentre as pesquisas daqueles que aderiram ao Twitter em "terras brasilis", me deparei com inumeras empresas e instituições ligadas diretamente ao turismo!!!

E qual a vantagem disso? A resposta é a informação instantânea através de uma rapida chamada com os citados 140 caracteres. Dicas de viagens, promoções aéreas, ações de gestão em turismo, oportunidades de emprego, entre outros, são diariamente oferecidas aos seus seguidores.

Ao pessoal do turismo - alunos, consultores, empresários e empreendedores - recomendo a inscrição, pois com finalidades profissionais, o site só vem a complementar nossas pesquisas rotineiras e a agregar futuras possibilidades de novos negócios.

Preparado? então acesse: www.twitter.com e conheça minha página: www.twitter.com/dubettin.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Gestão do Turismo no Setor Público


Pois bem, entramos em 2009 e grande parte dos mais de 5.000 municípios existentes em terrirtório nacional elegeram seus novos administradores do setor público. Dentre as mais diversas Secretarias e Departamentos, me chama a atenção a preocupação que nossos Prefeitos possuem especificamente ao desenvolvimento do turismo. 

Claro que eu não pretendo generalizar, pois disponibilizamos de grandes cases de excelentes trabalhos municipais e regionais gerenciados pelo poder público. Porém, dados apontam que a situação é um pouco frustante no momento da composição do "corpo técnico" de departamentos com menor visibilidade aos olhos da municipalidade, onde infelizmente enquadro a Secretaria/Diretoria de Turismo. 

Em alguns casos, até encontramos grandes talentos capazes de inovar a realidade turística existente, porém, tornan-se amarrados em suas cadeiras por falta de planejamento econômico-financeiro instituido na dotação orçamentária disponibilizada.

Vale ressaltar que o departamento de turismo tem um papel muito importante para a municipalidade e vai além dos olhares restritos de grande parte de seus administradores. Cabe a cada localidade, em parceria com o setor privado e comunidade, criar uma política municipal de turismo e colocar em prática as atribuiçoes específicas de seu departamento. Basicamente, o papel das Prefeituras que agem em favor do desenvolvimento da atividade turística se resume em: política, articulação, planejamento e pesquisa; desenvolvimento de alguns atrativos; fixação de padrões para instalações e serviços turísticos; manutençao e consevação dos atrativos públicos; oferta de incentivos para atrair investimentos do setor privado; investimento em conjunto ou não do setor privado em projeto turísticos; ações de marketing público institucional e compromisso com o desenvolvimento turístico com base no planejamento e sustentabilidade.

Agora me pergunto:  Quantas Prefeituras agem com esse intuito? 

Se lembrarmos que ao introduzirmos o turismo responsável dentro de nossas cidades e/ou regiões, estaremos contribuindo para a geração de novos postos de trabalho, fortalecimento da economia e consequentemente, melhoria da qualidade de vida de nossos munícipes.

Vale considerar também que ao atrair novas empresas, maior será a arrecadação de tributos para a municipalidade, que se remete num maior orçamento público, que se tranforma em futuras melhorias em infra estrutura, atendendo tanto a comunidade que reside no local quanto aos turístas que satisfazem suas necessidades e motivações.

Por essas e outras, um pouco de responsabilidade, seriedade e atenção no momento de nomear nossos futuros representantes da administração municipal, podem trazer esperança àqueles que ainda acreditam numa cidade promissora, organizada e planejada, não é mesmo Excelentíssimos Senhores Prefeitos?