Chegamos ao quarto e mais aguardado dia, por conta dos atrativos a serem visitados. Dessa vez, o destino seria o município de Jardim, localizado a aproximadamente 60 quilômetros de Bonito. Com estrada em perfeitas condições, chegamos à localidade logo pela manhã. A visita com duração de um dia todo teria como atrativos, duas disputadas localidades.
Buraco das Araras
recepção do empreendimento |
Em uma propriedade de porte médio, localizada ao lado da rodovia, encontrava-se uma modesta recepção - Com um passeio rápido e de contemplação com duração média de 01 hora – preço médio de R$30,00 – os visitantes são divididos em grupos de no máximo 10 pessoas e acompanhados de guia de turismo ou monitores ambientais, iniciam o percurso de aproximadamente 900m que os levará até uma das maiores dolinas – conhecida popularmente com sumidouro, é uma depressão circular formada pelo abatimento do solo em regiões de rochas carbonáticas (mármores, calcáreos) – do Brasil.
Durante o trajeto pode-se observar a vegetação e fauna típica do cerrado, onde a contemplação é feita a partir de dois mirantes, instalados na beira do abismo, onde duas lunetas fixas estão disponíveis. Além da bela paisagem, deste ponto é possível observar o voo das araras e das outras aves que habitam o local, como curicacas, carcarás, pássaros-pretos, gralhas, papagaios, periquitos e eventualmente, o acauã e o gavião-pato.
Para melhor visualização das aves, a época do ano onde ocorre a visita e o horário frequentado é fundamental para superação de sua expectativa. Particularmente, fiquei mais satisfeito com a paisagem ímpar apresentada. Maiores informação poderão ser encontradas no site do empreendimento: www.buracodasararas.tur.br
Rio da Prata
receptivo rio da prata |
Apenas alguns quilômetros do Buraco das Araras, o passeio de ecoturismo Recanto Ecológico Rio da Prata localiza-se na Fazenda Cabeceira do Prata. O local se destaca como um dos principais pólos ecoturísticos brasileiros, devido à rara beleza natural de rios cristalinos, matas, fauna e flora.
Além disso, o sistema de organização das atividades turísticas é considerado um modelo no país. Assim como nas outras localidades, a infraestrutura da recepção é impecável, nesse caso, com uma aparência mais próxima de uma propriedade rural, o que sinceramente me agrada.
Além disso, o sistema de organização das atividades turísticas é considerado um modelo no país. Assim como nas outras localidades, a infraestrutura da recepção é impecável, nesse caso, com uma aparência mais próxima de uma propriedade rural, o que sinceramente me agrada.
Na localidade o visitante pode optar pelos seguintes passeios: trilha e flutuação, mergulho com cilindro, passeio a cavalo, observação de aves e estudo do meio. O pacote adquirido e popularmente requisitado foi a trilha com flutuação no rio Olho D’água.
Após um breve conhecimento da localidade, fomos direcionados a uma área para vestimenta dos trajes adequados e repasse de algumas informações de conduta.
flutuação alinhada e planejada |
águas cristalinas |
cardumes de peixes |
grande olho d'água |
DIA V
Malas prontas e logo pela manhã a van já aguardava em frente à pousada. Após pegarmos mais alguns visitantes, retornamos por aproximadamente 04 horas pelas inúmeras paisagens divididas entre vegetação de cerrado, áreas de pastagens e campos de soja até o município de Campo Grande. Após 02 horas aguardadas, entrei num voo até São Paulo.
Enfim, 05 dias de experiências memoráveis e recomendado para aquele que valoriza a interação do ser humano com a natureza de forma organizada e planejada. Não por acaso chama-se Bonito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário